Commodity Market Update, Portuguese Translation December 19, 2018

Energia

Os preços do petróleo estão sob pressão depois que os estoques no centro de armazenamento de Cushing, Oklahoma, aumentaram em mais de 1 milhão de barris durante a semana encerrada em 14 de dezembro, segundo a empresa de pesquisa de petróleo Genscape. Este aumento deverá ser reportado pelo DOE na quarta-feira. Os dados atuais do DOE Cushing são até 7 de dezembro (Gráfico 1) e esperamos que o DOE reporte mais de 40 milhões de barris para a semana encerrada em 14 de dezembro. Cushing é o ponto de entrega do contrato futuro do NYMEX WTI e os preços afetam os preços nacionais do petróleo bruto.

Os preços mantiveram-se baixos, uma vez que os comerciantes estão preocupados com o facto de os cortes planejados de oferta pela Opep com a Rússia não serem suficientes para reequilibrar os mercados. O acordo é para reduzir a produção em 1,2 milhão de barris por dia a partir de janeiro por seis meses. No entanto, a produção de óleo de xisto dos EUA está crescendo, tomando participação de mercado dos grandes produtores de petróleo do Oriente Médio na OPEP. 

Gráfico 1

Grains

Weekly Export Sales for the week ending December 6, 2018 had soybean sales at 795,000 metric tons, within estimates of 700,000 to 1,000,000 (Chart 2, orange line). Exports continue to be substantially lower than previous years due to the lack of exports to China. The 90-day suspension of Chinese tariffs has allowed Chinese buyers back in US markets, but the initial orders were smaller than expected and prices dropped more than 20 cents last Thursday and Friday. Unless exports to China increase substantially, the downward pressure on US prices will continue.

Chart 2

For more information contact joel.fingerman@fundamentalanalytics.com