Commodity Market Update Portuguese Translation January 18, 2019

16 de janeiro de 2019 | por Joel Fingerman

Prezado Aaron:

Energia

Os preços do Gás Natural subiram na segunda-feira devido ao clima frio e às previsões de tempo frio. O contrato de Gás Natural de Fevereiro da NYMEX abriu em US $ 3,33 mmbtu, um aumento de 23 centavos no fechamento de sexta-feira. O contrato encerrou o dia de negociação em US $ 3,59, um aumento significativo de 49 centavos em relação ao fechamento de sexta-feira (Gráfico 1).

A produção de Gás Natural permanece forte, mas o armazenamento, conforme relatado pelo EIA para 4 de janeiro de 2019, está em uma baixa recorde de 2.614 bcf para esta época do ano (Gráfico 2). O modelo computacional previsto para armazenamento até o final da temporada de inverno tem armazenamento de cerca de 1.400 bcf para um inverno frio normal. Se o atual clima de inverno sazonalmente frio continuar por longos períodos, o armazenamento ficará mais próximo de 1.200 bcf. O baixo armazenamento fará com que os preços subam.

O spread do calendário do Gás Natural de março a abril (Gráfico 3) é uma medida da expectativa dos comerciantes em relação aos níveis de armazenamento no final do inverno. A expectativa de armazenamento baixo aumenta o spread. Na segunda-feira, o spread subiu de 11 centavos para 38 centavos (Gráfico 3, linha preta). Em 2014, a escassez terminou em uma baixa recorde de 600 bcf (Gráfico 2, linha verde) e o spread do calendário de Gás Natural de março a abril (Gráfico 3, linha verde) subiu para 90 centavos e depois para US $ 1,20. O atual spread do calendário de Gás Natural de março a abril (Gráfico 3, linha preta) chegou a US $ 1,58 em meados de novembro. É possível que o spread alcance novamente esse nível.

Gráfico 1

Gráfico 2

Gráfico 3